Home / Destaques / Pesquisa dá início a ação da rede de proteção a pastores

Pesquisa dá início a ação da rede de proteção a pastores

Levantamento ajuda no cuidado da saúde do ministro

Psicólogo e coordenador de conteúdo do Programa de Mentoreamento do Projeto Josué, pastor Abner Morilha desenvolveu levantamento para ajudar no cuidado dos pastores batistas do estado de São Paulo. A medida integra estratégia da rede de proteção criada pela Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP).

Segundo avaliações de saúde, os pastores fazem parte do grupo de risco para transtornos emocionais, depressão, ansiedade, “burnout” e suicídio. Pastor Abner tratou desse assunto em palestra para a Ordem dos Pastores Batista do Brasil (OPBB).

De acordo com o pastor Abner, as escalas de saúde servirão para compreender quais são as maiores necessidades dos ministros batistas e quais as ações necessárias para contemplá-las. “Todas as informações obtidas são confidenciais e sigilosas. Elas serão utilizadas exclusivamente para fins de análise científica, e serão guardadas com segurança”, enfatiza o pastor Abner no texto de apresentação. Ele também leciona na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Essa iniciativa é a primeira de uma série planejada pela CBESP para ampliar o cuidado da saúde do pastor

Essa ação para identificar e diagnosticar ministros que compõem grupo de risco foi anunciada em dezembro pelo pastor Adilson Santos, diretor executivo do Conselho de Administração e Missões da CBESP e presidente nacional da OPBB.

Cuidado Integral do Pastor (CIP)

Meu nome é Abner Morilha. Sou pastor, psicólogo, mestre em Ciências Médicas, doutorando em Psiquiatria pela FMUSP, e assessoro a CBESP na rede de Cuidado Integral do Pastor (CIP).

Você sabia que de cada dez suicídios, nove poderiam ser evitados? Nove entre 10 suicidas apresentam algum quadro de transtorno emocional.

De cada 10 suicídios,
9 poderiam ser evitados

Por saber disto, e por entender que pastores fazem parte do grupo de risco para transtornos emocionais, depressão, ansiedade, “burnout” e suicídio, decidimos nos mobilizar institucionalmente para trabalhar na prevenção destes fatores.

Abaixo você encontrará links para escalas de saúde que ajudarão a entendermos quais são as suas maiores necessidades e quais as ações necessárias para contempla-las.

Confidencialidade

Todas as informações obtidas são confidenciais, sigilosas e serão identificadas por um número, sem menção do nome do pastor, igreja ou organização a que pertence. Elas serão utilizadas exclusivamente para fins de análise científica e serão guardadas com segurança.

Dados informados estarão sob sigilo total

O seu esforço e tempo em responder estas escalas vão redundar na elaboração de mecanismos de prevenção de enfermidades emocionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para você e para sua família.

Por favor, para responder aos questionários, clique nos links abaixo.

Obrigado por sua contribuição em contribuir para o Cuidado Integral dos Pastores.

Questionário para o Cuidado Integral dos Pastores

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO

1. Escala de Trabalho

2. DASS/PHQ9

3. Inventário Ministerial

4. MBI – BURNOUT

5. Qualidade de Vida

6. EOR

7.CRE

FONTE: cbesp.org.br

Veja Também

Após visão de Jesus, cristãos são salvos de fuzilamento do Boko Haram

Um grupo de 500 cristãos nigerianos de origem muçulmana, que se reuniram em busca de ...

DEIXE UM COMENTÁRIO